Skip to main content

O Trabalho Educativo de Rua como Método de Investigação Científica

Resumo

O trabalho educativo de rua (TER) é uma metodologia de intervenção que tem como alvo populações vulneráveis, realizando atividades de acompanhamento de indivíduos ou grupos nos seus contextos naturais. Geralmente, os educadores de rua definem-se como pessoas da prática, e não como académicos ou investigadores. Além disso, a literatura existente sobre o TER foca-se na avaliação dos resultados do TER, mais do que no conceito em si. O TER não é (explicitamente) enquadrado — nem por educadores de rua nem por académicos/as ou investigadores/as — como um método de investigação propriamente dito.

Neste capítulo publicado no livro “Handbook of Sensitive Research in the Social Sciences“, defendo que existem vantagens em definir e utilizar o TER como um método de investigação. Ilustro este argumento com exemplos retirados da minha investigação-ação com crianças e jovens ciganos em Portugal (Calons/Ciganos) e da literatura científica de diferentes disciplinas. Em última linha, o objetivo deste capítulo é contribuir para a qualidade de vida de pessoas que vivem em contextos e situações sensíveis, através da utilização do TER como método, metodologia e/ou técnica de investigação científica em Ciências Sociais.

Palavras-chave: trabalho educativo de rua; trabalho de proximidade; investigação multi-métodos; inovação metodológica; Calons; Ciganos; investigação científica em Ciências Sociais; contextos sensíveis.

Link

O capítulo não está em acesso aberto, o livro pode ser comprado ou adquirido em formato físico ou eBook (clica neste link para comprar). A opção eBook é mais barata. Caso tenhas interesse apenas no meu capítulo, por favor entra em contacto.

 

© Branding: José Nibra