Skip to main content

Desenvolver

Percurso | Prémios | Desenvolvimento Pessoal | Imprensa | CV

Percurso

Sou Licenciado e Mestre em Criminologia, com especialização em Criminologia Desenvolvimental & Prevenção Comunitária, na área do desenvolvimento comportamental de crianças e jovens, e prevenção de comportamentos problemáticos. Estabeleci recordes ao ser o primeiro aluno, na história da Licenciatura (criada em 2006), a obter 20 valores nas duas cadeiras com mais créditos na Licenciatura em Criminologia da FDUP: Seminário de Integração e Estágio Curricular. Foi no contexto deste estágio que, em 2016, iniciei o trabalho de intervenção e prevenção comunitária no Bairro do Cerco do Porto (no projeto Cercar-te, Programa Escolhas) – bairro e comunidade que “nunca mais larguei”, quer pessoalmente, quer profissionalmente.

De 2018 a 2020, fui selecionado e participei em vários projetos de Eramus+, no âmbito da intervenção com crianças e jovens, focando-me em abordagens e técnicas de trabalho educativo de rua e inovação no trabalho educativo com jovens. E foi em 2018 que o meu percurso no trabalho educativo de rua começou formalmente, tornando-me praticante do método outreach, através da formação acreditada pelo Street Work Training Institute. Rapidamente, fui eleito representante português da Dynamo International – Street Workers Network, em Bruxelas, em 2021, cargo que desempenhei até janeiro de 2025. Em paralelo, continuei a colaborar com o Cercar-te através de bolsas do IPDJ após o estágio (2017-2019).

Durante esse período, em 2019, voltei ao Bairro, desta vez para trabalhar do interior da escola para o seu exterior, ao ser eleito um dos mentores para lançar o programa educativo Teach For Portugal (TFP) com o intuito de diminuir as desigualdades educativas em Portugal. Tornei-me mentor da TFP, fazendo parte dos 17 escolhidos para lançar o programa pioneiro a nível nacional, realizando intervenção dentro e fora de sala de aula, dentro e fora da escola, focando-me em criar uma escola verdadeiramente “sem muros”. Durante os 2 anos ao serviço do A.E. do Cerco, cofundei, coordenei e monitorizei o “Um Cerco Educativo-Alternativo” (1-CEA) – projeto de trabalho educativo de rua com foco na redução do absentismo escolar e mediação intercultural, sobretudo, entre crianças e jovens ciganos. Este projeto conseguiu reduzir em cerca de 30% os níveis de absentismo de alunos/as e turmas com os quais trabalhou. O projeto, resultante duma parceria entre a Teach For Portugal, o Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, o Espaço T e a Câmara Municipal do Porto, deu origem a um livro que ganhou um Concurso do Observatório das Comunidades Ciganas (ACM), fazendo dele o número inaugural da Coleção “Projetos e Práticas de Inovação Social”.

Prémios

Bolsa De Pós-Graduação No Estrangeiro (para Doutoramento) – Fundação “la Caixa”. Prémio atribuído em cerimónia presidida pelos Reis de Espanha [chamada 2022, premiado em 2023]

Bolsa Fulbright para Doutoramento – Comissão Fulbright Portugal / Institute of International Education [chamada 2022, premiado em 2022]

Lyman T. Johson Diversity Fellowship (para Doutoramento) – University of Kentucky [chamada 2022, premiado em 2022]

Bolseiro de Mérito – Universidade do Porto & Direção Geral do Ensino Superior [2020]

Quadro de Honra 2012/13 – Escola Secundária Henrique Medina [2013]

Prémios – Bolsas de Doutoramento

A Bolsa De Pós-Graduação No Estrangeiro da Fundação “la Caixa” é a terceira bolsa que ganho numa série de três concursos de bolsas para doutoramento e investigação. Recebi este prémio, simbolicamente, dos reis de Espanha, em julho de 2023, no CaixaFórum, em Espanha, sendo um dos 4 portugueses (de 100 bolseiros) a ganhar este prémio na chamada respetiva. Para o primeiro ano, ganhei duas bolsas também em concurso competitivo: Bolsa Fulbright e Lyman T. Johnson Fellowship.

Conseguir acumular três bolsas de doutoramento não é algo comum, especialmente quando se trata de instituições tão prestigiadas como a Fulbright e a “la Caixa”, cuja obtenção é extremamente díficil. A probabilidade de assegurar três bolsas simultaneamente era muito baixa, mas consegui. Graças a isto, está a ser possível financiar o meu doutoramento e o trabalho de investigação associado.

Desenvolvimento Pessoal

Ao longo do percurso que venho desenvolvendo, quer por necessidade interna, quer pelos desafios externos que vou enfrentando, fui desencadeando e procurando intervenções desenvolvimentais com o objetivo de me desenvolver e aumentar o meu campo de ação, rede, saber, conhecimento e influência.

Essa busca não se interrompeu, pois a cada nova etapa da carreira profissional, novos desafios e necessidades surgem. Como Criminólogo, Investigador em Ciências Sociais, Mentor da Infância e Juventude, e Consultor de Carreira, sinto-me encorajado a providenciar recursos, programas e serviços dos quais dispus para ter sucesso na minha caminhada. Espero, com isto, poder ajudar outros a “encontrarem-se” para, depois, encontrarem o seu caminho.

Abaixo, uma lista incompleta das “intervenções” sociais (para além das atividades curriculares do Ensino Superior) de que fui alvo:

  1. Bolsas de Voluntariado IPDJ (Projeto Cercar-te E6G, 2 bolsas, aproximadamente 6-7 meses)
  2. “Raising NEETs Talents” (projeto Erasmus+ para educadores de rua, 2 semanas, Eslovénia & Portugal)
  3. “Asiti Bootcamp” (projeto Erasmus+ para educadores não-formais, 1 mês e 2 semanas, Itália, Espanha, Portugal & Polónia)
  4. Programa de Desenvolvimento de Liderança Teach For Portugal (2 anos letivos, Portugal)
  5. Orientação de Carreira (inserido no programa Teach For Portugal) – Prof. Alexander Vazsonyi (9 meses, Online)
  6. Rolo Mental Coaching – consultoria/acompanhamento para otimização da performance psicológica e produtividade (treino mental para alto rendimento cognitivo, 4 meses, Online)
  7. Start-to-Finish Mentorship Program (University of Kentucky, Office for Institutional Diversity)

Para mais informações ou saberes mais (por exemplo, obteres dicas), sente-te à vontade para entrares em contacto comigo. Esta lista não serve para apontar o teu (vosso) caminho, mas para revelar que muitas ferramentas profissionais e académicas que são necessárias para um caminho de felicidade e sucesso encontram-se em sítios variados e dispersos.

Imprensa

Desde cedo (desde o meu primeiro estágio), o meu trabalho, ações e ideias têm sido alvo de interesse dos media e dos próprios canais de comunicação interna das organizações ou programas com os quais colaborei. Aqui podes encontrar (praticamente todo!) o “cardápio” das minhas aparições nos media ou de referências a projetos que desenvolvi ou estou a desenvolver. Clica para ver, ouvir, ler ou apenas “vaguear” nestas peças de comunicação.

Curriculum Vitae – Destaques

Educação (formal)

  • Doutorando em Ciências da Família, especialidade Desenvolvimento Adolescente, University of Kentucky (iniciado em 2022)
  • Mestrado em Criminologia, Faculdade de Direito, Universidade do Porto (2017-21)
  • Licenciatura em Criminologia (Licenciatura de 4 anos letivos), Faculdade de Direito, Universidade do Porto (2013-17)

Línguas, Linguagens & Idiomas (por ordem de proficiência)

  1. Português: Nativo
  2. Inglês: C1/C2 | TOEFL: 107 em 120 pontos (2022)
  3. Castelhano: B1 (adquirido por experiência pessoal e profissional)
  4. Francês: A1 | Alliance Française du Porto: 18 em 20 valores (2017)
  5. Calon/Calò (adquirido por experiência profissional, através do trabalho com as comunidades ciganas; processo de aprendizagem em contexto iniciado em 2019)
  6. Romani: A1 | Papúshaonline Romani Language School: World Roma Federation (2023-24)
  7. Kriolu Cabo-verdeano (auto-didata, em processo de aprendizagem)

    Educação (não-formal)

      • Workshop online intensivo – “Análise de Séries Temporais para Dados Longitudinais intensivos” (10 horas): The Pittsburgh Summer Methodology Series (2022)
      • Programa de Desenvolvimento de Liderança Teach For Portugal (>350 horas; regime combinado: online, presencial e residencial) (2019-21)
      • Bootcamp intensivo (Bolonha, Itália) – Design de Jogos Urbanos (~100 horas): Creativi108, Street Work Training Institute, Laboratorium Zmiany and Jovesolides; Erasmus+: mobilidade de trabalhadores da juventude (2019)
      • Curso certificado (Lisboa, Portugal): “Marketing Social no Trabalho Educativo de Rua” (35 horas): Street Work Training Institute (2018)
      • Curso certificado (Liubliana, Eslovénia): “Participação social no Trabalho Educativo de Rua” (35 horas): Street Work Training Institute (2018)

        Experiências profissionais de intervenção

          • Mentor pedagógico/Interventor comunitário/Educador: Teach For Portugal (2019 – 2021) | Coordenador/co-fundador: Projeto “Um Cerco Educativo-Alternativo” (2019 – 2021)
          • Membro de conceção e implementação: “ZARPAR” – Programa Educativo para a Promoção Cognitiva e Comportamental (Escola de Criminologia, FDUP & AICLP) (2019)
          • Criminólogo / Técnico de Intervenção Comunitária: Projeto Cercar-te E7G (Programa Escolhas) (2018)
          • Criminólogo / Técnico de Intervenção Comunitária Estagiário: Projeto Cercar-te E6G (2016 – 2017)

            Softwares de Análise Estatística Aplicada em Investigação Científica

              • STATA
              • IBM SPSS
              • HLM
              • IBM AMOS
              • MPlus
              • G*Power
              • R (R Studio)

              Softwares de Mapeamento & Estatísticas Espaciais

              • QGIS 
              • GeoDa 
              • Tableau

              Serviço

                • Membro – Sociedade Americana de Psicologia (American Psychological Association) (iniciado em 2025)
                • Membro – Sociedade Para a Investigação sobre a Adolescência (Society for Research on Adolescence) (iniciado em 2023)
                • Membro – Sociedade Americana de Criminologia (American Society of Criminology) (iniciado em 2022)
                • Liderança de equipa de voluntários em apoio ao secretariado central na organização da Conferência da Sociedade Europeia de CriminologiaEurocrim15’ (2015)

                © Branding: José Nibra